Notícias

Cultura sustentável – Dançando na Rio + 20

Ministério da Cultura, Petrobras e Wellstream apresentam companhia de bailarinos de comunidades cariocas, no dia 19/6, em Ipanema e na Saúde.

 

O Projeto Dançando Para Não Dançar, criado em 1995 no Ciep João Goulart pela bailarina Thereza Aguilar, para dar acesso às crianças e jovens de comunidades populares ao balé clássico, inaugura a sua participação na Rio + 20 no dia 19/6, às 11h30, na “Feira Rio + 20”, no mesmo local (Alberto de Campos, 12 – Ipanema), em espetáculo para visitantes do evento e moradores do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Às 13h, o espetáculo da Cia. Dançando Para Não Dançar, será exibido no Galpão da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde).

 

No programa, estão “Urubu malandro”, “Aquele abraço” e “Kizomba, festa da raça”, entre outros números que saúdam a congregação, a confraternização e a resistência cultural de um povo, em uma exaltação da vida e da liberdade, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

 

O Dançando Para Não Dançar utiliza o perfil lúdico do balé clássico como instrumento de inclusão social e de cidadania. Os principais alvos são a profissionalização de jovens, o incentivo à participação cultural e o combate à exclusão social, ao proporcionar acesso à formação em uma profissão que dificilmente ingressariam. Além da Escola de Dança, no Centro da Cidade (Rua Frei Caneca, 139), o projeto atua em 13 comunidades, atendendo cerca de 840 crianças e jovens.

 

Parcerias – O projeto “Dançando Para Não Dançar” é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal – País Rico é País sem Pobreza; e pela Petrobras, desde 1997. Conta com as parcerias da Wellstream, VideoFilmes, Faperj, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Cultura, e Programas Ponto de Cultura , Mais Cultura e Cultura Viva.

 

Também tem parceria com as Associações de Moradores das comunidades beneficiadas, da Vila Olímpica da Mangueira, dos Cieps Ayrton Senna, Salvador Allende e João Goulart, do Teatro Leblon, do Teatro das Artes, da UniverCidade, do curso de inglês Brasas, do curso de alemão Baukurs, além de convênios mantidos com a Staatliche Ballettschule Berlin e Balé Nacional de Cuba.

 

SERVIÇO

Cia Dançando Para Não Dançar na Rio + 20

Data: 19/6/2012

Local: Ciep Presidente João Goulart (Rua Alberto de Campos, 12 – Ipanema)

Horário: 11h30

Local: Galpão da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde)

Horário: 13h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

 

IMPRENSA: Deborah Dumar

Contatos: (21) 9689-9722/3970-4801; e-mail: dumar.deborah2@gmail.com

FOTOS: João Lopes

Deixe uma resposta